PROVÍNCIA ATLÂNTICO SUL

A Província ATLÃNTICO SUL, que compreende dois países – Brasil e Argentina – nasceu em 2008, ainda que em 2011 as Religiosas da Assunção tenham festejado o centenário da chegada das primeiras Irmãs da Congregação em terras da América do Sul. Parece estranho, mas há uma explicação.

Antes de 2008, havia duas Províncias, a do Brasil e a da Argentina. Mas desde 2003 já se pensava na possibilidade de unir as duas em uma só, pois a da Argentina contava com poucas irmãs e poucas comunidades. Lentamente, foi se deslanchando um processo de aproximação entre estas duas Províncias, com vistas de se unirem. Inicialmente houve visitas mútuas e diálogo entre os dois Conselhos Provinciais buscando como efetivar os passos para realizar esta união.

Uma outra etapa começou com uma assembleia conjunta, com Irmãs das duas Províncias, que aconteceu no Rio de Janeiro. A partir daí foram tirados pontos que poderiam ser trabalhados conjuntamente em ambas as Províncias. Foi também constituída uma comissão de quatro Irmãs, duas da Argentina e duas do Brasil. Esta comissão foi encarregada de ajudar os dois Conselhos Provinciais e animar a caminhada rumo à união.

A comissão começou seus trabalhos orientada por duas convicções:

  • A união só aconteceria se todas as Irmãs se sentissem participantes do processo;
  • A união só se concretizaria a partir de um sonho comum.

Para chegar a isto, todas as comunidades começaram a refletir e rezar, e a partilhar entre si suas reflexões e desejos sobre como deveria ser a Província que estava sendo construída. Foi um tempo de muita partilha, muitas trocas de ideias, muita reflexão e muita oração. A partir de tudo isto foi emergindo uma visão comum, aquilo que, no fundo do coração, desejávamos viver. Foram também se delineando as estruturas que queríamos para a nova Província. Até mesmo o nome da nova Província foi escolhido a partir de uma consulta na qual participaram todas as Irmãs.

E assim foi que, a partir de buscas, encontros e partilhas, chegamos ao mês de julho de 2008, em que um grande Capítulo Fundador viu surgir a nova Província, com a eleição de um Conselho Provincial com Irmãs dos dois países.

Foi por esta razão que, apesar de as Religiosas da Assunção estarem presentes no Brasil desde 1911 e na Argentina desde 1938, a Província do Atlântico Sul, que une os dois países, tinha apenas três anos de existência quando, em 2011, celebramos o centenário da presença da Assunção na América do Sul. Pois foi, de fato, no dia 07 de dezembro de 1911 que a primeira comunidade da Assunção nesta nossa parte do mundo pisou em terras brasileiras, na cidade do Rio de Janeiro.